Ogum senhor das guerras é também um excelente caçador. Muitas vezes ataca sua presa só para provar seu poder. Suas presas se deixam abater encantadas pelo seu charme, beleza e virilidade. Ogum vive a vida de forma esplêndida, seus inimigos não o odeiam, o admiram.
Na hora de fazer amor, um filho de Ogum se entrega de corpo e alma, como se fosse a ultima coisa à fazer. É muitas vezes infiel, mas quando encontra a sua metade da alma costuma sossegar, sem deixar de provocar seu amor com ciúmes bobos, só pelo prazer de conquistá-la todos os dias. Ele é um pouco injusto, costuma ficar do lado de pessoas e situações que lhe tragam vantagens, sempre se aproveitando de quem os ama.
Gosta da noite, bebidas, drogas, muita diversão, costuma não ter preconceito. Preconceito é um inimigo vencido. Justamente por isso costuma experimentar todos os prazeres que a vida lhe oferece, tendo como melhores amigos aqueles envolvidos em caminhos ilícitos.
Quem nasce tendo essa energia poderosa, luta muito, e os caminhos pouco se abrem, sua natureza inquieta sempre tem de estar em movimento, se você encontrar um filho de Ogum muito quieto e pensativo, não tenha dúvida, ele está doente, ou, analizando o ambiente, a espreita da melhor hora de atacar.
Lucas, te apresentei alguns defeitos e algumas qualidades pertinentes à personalidade de um filho de Ogum. Todos os filhos de Ogum são iguais? - Não!
Isso, porque você não é filho ou protegido apenas de Ogum.
Para que você, Lucas, nascesse, foi necessário a união de dois corpos, seu pai e sua mãe.
O seu espírito, aquele que tem a imagem e semelhança de Deus, (olorum) foi formado a partir da energia de Ogum (seu pai) e Iemanjá (sua mãe). Se você fosse filho de Ogum com Oxum, você seria um pouco diferente, mas a base do seu comportamento seria quase a mesma.
Nós temos muitos orixás (espíritos) ao nosso redor e a isso chamamos de enredo, e é o mesmo de ter tia, tio, primos, avós etc... que é nosso enredo carnal.
-- Se seu pai (carnal) é forte e bonito,e você é comparado à ele, dizemos: Tal pai, tal filho! Não é?
-- É.
-- Você deve copiar, aprender as qualidades de seu pai (carnal) e não seus defeitos. - Você disse que não conheceu seu pai (carnal), está tendo a oportunidade de conhecer Ogum seu pai espiritual. Lute para absorver suas qualidades sem perder a humildade. Aceite os defeitos de Ogum e os corrija em você.
Você nasceu como filho de Ogum para melhorar, espelhar-se nesse Orixá e vencer suas guerras interiores. Você não veio para destruir o mundo e nem a si mesmo. Por isso, abandonar hoje as drogas, será um trabalho difícil e cansativo. Mas Ogum é guerreiro, tudo que ele quer vem nas suas mãos, a palavra "desânimo" não existe no seu vocabulário.
Quando lhe disse no começo dessa conversa que seu orixá era sua ligação com o Deus supremo (Olorum), me referi apenas ao Ogum, mas todos nós temos várias ligações com o Cosmos, vários espíritos, várias maneiras e ligações. De início conhecer Ogum já é suficiente, com o passar do tempo, permnecendo no caminho do orixá você descobrirá pouco a pouco seu enredo (família espiritual) e aí poderá se entregar em iniciação passando pelos preceitos que essa entrega exige.
-- Quer dizer então que se eu faço essas coisas erradas, é porque sou filho de Ogum?
-- Não, mil vezes não!!!
Se isso se confirmar, de Ogum ser seu orixá, agradeça, porque é um orixá maravilhoso.
Seu orixá, assim como todos os outros, são nossa ligação com Deus (Olorum). Ele é o seu Deus, e cada um tem o seu. Você nem ninguém é o que o orixá determina que seja. Orixá é luz, amor, paz, tranquilidade, é o próprio Deus (Olorum) que anda com você, que vive com você. Essas características ao qual me referi são pertinentes aos filhos, à carne, e não à um Deus.
Dizem que Oxum é feiticeira, malvada e rancorosa, isso não é verdade.
Dizem que Iansã é vulgar e barraqueira, isso não é verdade.
Dizem que Logum Edé e Oxumarê são homosexuais ou bisexuais, isso não é verdade. Nada disso é verdade. Orixá é luz, sabedoria, é o próprio Deus (Olorum).
O que faz essa crença ser alimentada é justamente as pessoas procurarem algum culpado ou justificativa para seu desvio de comportamento.
Aquele que age assim impõe distância entre ele e seu Deus, atribuindo-lhe o motivo de sua dor ou infelicidade, como essa atitude não é a correta, cria-se uma energia negativa ao redor da pessoa, ela pensa estar andando em paz e harmonia com seu orixá que por sua vez não consegue se aproximar de seu filho e ao invés de ajudá-lo, fica ao seu lado de braços cruzados.
Corrija agora mesmo esses defeitos que seu orixá aponta. Esse é o caminho que você deve seguir para ser um filho de Ogum calmo, tranquilo, etc..
Acredite, Ogum e nenhum outro orixá é feito de brigas, intrigas, fofocas, inveja, ciúmes. Os orixás são nossa luz.
A paritr daqui as perguntas do Lucas se tornaram muito pessoais e a iniciação dele se deu à uns dois meses atrás.