Orixás



Exú
Exu – Deus ou Diabo?
Ele é visto como o diabo católico, que foi expulso de lá encontrando guarida nos terreiros do Brasil.
Dor, angústia, sofrimento, desespero, magoa, falsidade, má sorte, tristeza, calúnia, injúria, traição, infidelidade, mesquinhez, pobreza, avareza, suicídio, revolta, ira, vingança, ódio, desprezo... são os verdadeiros diabos, ou demônios que podem destruir a humanidade, e estão dentro de cada um de nós.
Nós devemos eliminar de nossas mentes e nossos ambientes todas as formas de energias que não são boas. Não macular a vida com essas energias criadas somente para destruir é o que devemos fazer. Exu não é diabo, mas pode até ser algo nefasto se o ser que o cultua não tem muitos escrúpulos.
Exu é como a água, ele toma a forma do recipiente que o recebe. Se entre o portão de sua casa e a porta principal existe um jardim e nele você plantar uma roseira de cor, perfume e beleza raras, contemple-a, por que ela cumpre o papel de alegrar, perfumar e embelezar sua casa, seu caminho e sua vida. Mas, se com todos os espinhos ela o fere toda vez que você passa, pense bem. Será que vale a pena?
Você não deve cultivá-la por vaidade. Se ela o fere, retire-a e replante em outro canto e em última análise, jogue-a fora, mas não cultive nada assim, por mais belo, cheiroso ou qualquer outro motivo. Não se permita ser ferido por alguém e ser complacente em nome da beleza ou de aparências.


     Não se esqueça: para se conseguir ser bom, respeitado, feliz, próspero, etc... você terá de enfrentar um leão por dia, e a luta é árdua. Para ter desavenças, problemas, miséria, etc... Você não precisa fazer esforço algum, é só desistir de você mesmo! As pessoas que estão aí agora, fazendo parte de sua vida, são as pessoas escolhidas para ajudarem você nessa jornada e acredite, a nenhuma delas foi dado o dom e o poder de destruir você.
    Se nesse momento você está se lembrando de alguém que te magoou, feriu, agrediu, etc... não cultive essa roseira, retire-a do seu caminho. Reconheça nela suas virtudes ou qualidades, mas anule o culto à dor, ao sofrimento, às mágoas e aos ressentimentos. Aí estão os verdadeiros demônios. Se você os cultivar a tendência é aumentar. Se você replantar em outro canto, poderá conviver apenas com as qualidades dela.

    Faça o que “Deus” faria e fez, através de Jesus Cristo. Ame e perdoe. Não pense que dar a outra face é se humilhar. Dar a outra face é se permitir, é recomeçar, para crescer.
Exu é isso, crescimento, evolução!
Exú - Laroie Exú 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                              → Ogum
Devemos ter em mente que não temos a obrigação de cuidar, isto é, fazer "santo" para nos livrar da punição.
Devemos saber que os filhos do Ogum nasceram com a influência desse orixá e o filho sendo conhecedor das qualidades, quizilas e defeitos, deverá se apegar às suas qualidades, evitar as quizilas e corrigir os defeitos.
Isso acontece com todos os filhos de todos os Orixás. Só nascemos sob a influência de determinado "Deus" porque precisamos melhorar suas qualidades, evitar as quizilas e corrigir os defeitos.
Ogum é um santo guerreiro, muito quente, nervoso, desconfiado. Muda de ideia (Caminhos) com muita facilidade, é muito generoso, ama com muita verdade, se entrega e defende os mais fracos, geralmente fala demais e é arrogante. Mente para qualquer um, ele mesmo acredita em suas mentiras. Porém, suas mentiras são estratégicas, e por isso não devem ser levadas à sério.

É justamente isso, e por isso que nasci filho de Ogum. Para me corrigir, melhorar e crescer. Santo não é castigo, é humildade.


Ogum - Ogunhê Patacuri Jaci, jaci













          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


→ Oxosse

Costuma-se associar Oxosse à caçador, e isto não está errado, porém esse título pertence à todos orixás, pois, todos são excelentes caçadores.

Oxosse dentro da mata se sente em casa, mas não gosta de se sujar com terra enquanto executa suas tarefas diárias
Vive num mundo só dele, egoísta por natureza, poucos tem a permissão de dividir
Seu lema é a confiança, tudo é criado em cima disso
Ele ama e odeia com muita facilidade
Poucos sabem disso, seus amores platônicos são mais comuns que se imagina
Ama com profundidade, se entrega com devoção, não trai e não admite ser traído
É muito alegre, seu bom humor assusta
É trabalhador e honesto, mas pouco criativo Embora sendo muito sonhador, pouco realiza dos seus projetos, se prende à conceitos da família, tem a solidão inevitável
Geralmente são pessoas magras, gostam de aventuras e amigos, porém com o mínimo de palavras. Dá muito valor às aparências. Teme que a própria aparência seja relatora de seus íntimos desejos, que são muitos
Emotivo, chora e ri com facilidade
Não gosta de ver alguém chorando ou sofrendo em sua frente

Os filhos de Oxosse gostam de solidão, sempre se isolam, ficam à espreita, observam atentamente tudo que se passa à sua volta. Curiosos, percebem as coisas com rapidez, são introvertidos e discretos, vaidosos, distraídos e prestativos, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.



Oxosse - Okê arô, okê Odé





          - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                               → Xangô
Junho, época de quermesse, pipoca, quentão... Isso aqui no sudeste, porque no norte e nordeste, cidades inteiras param, festejam e cultuam, o mês inteiro consagrando ao orixá do fogo.
      Xangô, Orixá da Justiça, guerreiro, caçador, é impiedoso com os inimigos.
      Aquele que nasce sob a influência deste Deus é geralmente muito trabalhador, não mede esforços para honrar seus compromissos e suas palavras, destemido e ciumento. Adora comer, engorda com facilidade, engorda mesmo quando passa o dia todo cheio de compromissos e barriga vazia. Excelente amante, ama com verdadeira entrega a muitos e quando encontra o verdadeiro amor, luta para ser fiel e acaba conseguindo quando a parceira colabora. Sempre está disposto aos novos desafios, o que é novidade o atrai sem que ele se torne curioso demais. Gosta do que é bom e bonito, mas teme ostentar.
Admira a vaidade sem se envolver muito. Ele não gosta de ser chamado de preguiçoso, pois o descanso é repouso merecido. Gosta de estar atualizado com os assuntos do mundo. Geralmente é bem humorado, mas não gosta de burrice.
Na saúde é incomodado por pressão alta ou baixa, diabetes, dores nas costas e cansaço nas pernas.
Por ter origem africana, esse orixá monta um cavalo marrom escuro avermelhado, o mais belo e forte do plantel. Seus colares feitos de contas da costa e búzios, miçangas, corais e conchas delicadas se sobrepõem à pele escura, brilhante, lisa e perfeita. Porte atlético de mais ou menos 1,85 m nunca o deixa passar despercebido.
                                                           Xangô – Kaô Kabecilê 


            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                      → Omolu

Tem o rosto e o corpo coberto por palha da costa e leva consigo seu Xaxará (feixe da ramos de palmeira enfeitado com búzios), onde guarda seus mistérios e sua sabedoria. Tem uma afinidade esplêndida com a terra, e recebe as pessoas ou animais que daqui partem. É sincretizado com São Lázaro na igreja católica.













        - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                      → Tempo

Todos Orixás são muito importantes, cada um tem sua representação. Tempo talvez seja um dos únicos que se relaciona bem com todos. Tempo está presente em todos os lugares. O filho de Tempo costuma demorar muito para encontrar o trabalho certo, a casa certa, o parceiro(a) certo. Vive com a mudança em cima do caminhão, sempre pronto para recomeçar, gosta de novidades e o que é diferente lhe atrai. Tem o estopim curto, mas não é de gritar ao mundo suas razões. Quando o Tempo vira, já é tarde, ele já foi!
Se da bem com todos, mas o par perfeito para Tempo é Oxalá e Yemanjá, com esses dois  ele cria raízes. Com os outros, as mudanças são constantes.
Os filhos de Tempo são sempre companhias agradáveis e bem humorados. Problemas e dificuldades...amanhã resolvo.



      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                             
                          → Logun-Edé

Acredito que todos nós gostaríamos de ser filho de Logun. Herdeiro de Oxum e Oxosse, herdou todas as maravilhas, ocupa lugar de destaque por onde passa.
Logun é a própria "Sorte"
Logun é o Sucesso
Os filhos desse Orixá  são impacientes, extrovertidos, ligados à arte e à beleza de um modo geral. Tem uma visão poética melúdica e romântica da vida e não gostam de serem contrariados. São sempre apontados por seu comportamento exagerado, extrovertido e ousado.
Dizem que Logun é 6 meses homem e  6 meses mulher, daí a explicação por ter tendência homossexual, mas isso não é verdade. Esse Deus está acima dessa afirmação, pois todos os Deuses (Orixás) estão na mesma categoria e não interferem na sexualidade de nenhum filho.
 Há quem diga: Que "fulano" é assim porque é filho de Logun! - Mas Logun não tem nada a ver com a conduta de ninguém.
Orixá é energia, é luz! Está acima dessas condições, que são puramente humanas e são justificativas.
Afinal, de alguém deve ser a culpa. Pois então que seja do santo.


         - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                      → Ossain
Como Oxosse, habita a floresta.É um orixá cujos filhos são raros, bem menos numerosos do que Ogum, Xangô ou Oxum.Embrenhou-se pelas florestas e vive para descobrir e se apoderar dos segredos mágicos das folhas, o elemento mais importante, sem dúvida, no candomblé.orixá da cor verde, do contato mais íntimo com a natureza.Orixá de grande significação, pois todos os rituais importantes utilizam o “sangue-escuro” que vem dos vegetais, seja em forma de amassis, infusões ou para uso de bebida ritualística

Toda a medicina Yorubá se baseia, portanto, nos poderes de Ossain, sobre as folhas-remédio e Obaluaiê, o deus que rege as doenças graves. Ambos os orixás são muito temidos e respeitados, porque também entre os Iorubas, o mesmo princípio que cura, mata. Remédio e veneno são questão de grau.         


pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções. Daquelas que não deixam suas simpatias e antipatias intervirem nas suas decisões ou influenciarem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos. É o arquétipo dos indivíduos cuja extraordinária reserva de energia criadora e resistência passiva ajuda-os a atingir os objetivos que fixaram. Daqueles que não têm uma concepção estrita e um sentido convencional de moral e da justiça. Enfim, daquelas pessoas cujos julgamentos sobre os homens e as coisas são menos fundados sobre as noções de bem e de mal do que sobre as de eficiência.



     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                   → Oxumarê                    
De igual maneira que se fala de Logun, pensa-se de Oxumarê, só que de maneira mai negativa. Dizem que Oxumarê é falso por ter duas caras e aceitar dois caminhos sempre.
Volto a dizer que nós nascemos com as energias de determinado "Deus", Orixá para corrigir-nos e aprimorar-nos.
Não devemos jogar a culpa no santo que nada tem a ver com isso.
Oxumarê é luz, é energia do equilíbrio, é festa, é prosperidade...
Os defeitos humanos devem ser assumidos e corrigidos por nós, e o Orixá está aí para ajudar e não para ser culpado.
Os filhos de Oxumarê gostam de luxo e riqueza, mas quem não gosta? Gosta de ter muitos amores, mas quem não gosta? Humildade é a melhor definição para esse Orixá. Mas a crença de que ele é falso e negativo deve ser mudada.



    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                                  → Ibeji

É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a ingenuidade da criança. Por onde eles passam els levam alegria e harmonia. Seus filhos são demasiado extrovertidos, alegres, independende de sua idade, são sempre muito brincalhões, brincadeira inocente, sem nenhum tipo de malícia, como uma criança.
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil. 





    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                             → Iroko
Iroko representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc., representa também o seio da natureza, a morada dos Orixás.
Desrespeitar Iroko (a grande e suntuosa árvore) é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia, os seus avós, o seu sangue… Iroko representa a história do Ylê (casa), assim como do seu povo… protegendo-nos sempre.Ao contrário da maioria dos orixás, este não costuma “baixar” nas festas de santo, nem ser “feito” na cabeça dos fiéis. É reverenciado por meio de oferendas à árvore que o representa. Os animais a ele consagrados são a tartaruga e o papagaio.
Na África, a sua morada é a árvore iroko, Milicia excelsa (antes classificada como Chlorophora excelsa), chamada “amoreira africana” na África de língua portuguesa. É uma árvore majestosa, encontrada da Serra Leoa à Tanzânia, que atinge 45 metros de altura e até 2,7 metros de diâmetro.No Brasil, onde essa árvore não existe, diz-se que Iroko habita a gameleira branca, Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga).
Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem.
Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.Dotados de senso de justiça, são amigos queridos.       


        - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 





                  → Oxum                

Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.Oxum é os sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros, honestos. É o sentimento definitivo, aquele que dura a toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que “amo e sou amado”.
Seus filhos agem com estratégia, que jamais esquecem as suas finalidades; atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.











      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                       → Yansã

Yansã é: Trabalhadeira, honesta, ciumenta, guerreira, vaidosa, brava, barraqueira, sofre muito no amor, o resto dá-se um jeito, não gosta de levar desaforo pra casa, o que tem pra dizer é dito na hora. Se veste de forma provocante, gosta de aparecer e finge estar nem aí
Gosta da noite, viagens, amigos, mas troca tudo e todos pelo mesmo tempo com a pessoa que ama, gosta também de boas roupas, perfumes, etc..
O maior prazer da vida é namorar
Não suporta traição, vai até o fundo do poço na defesa de alguém, mas se não é correspondida trai com muita facilidade.
Sua teimosia é cega, mesmo que esteja errada
Adora ser lembrada, elogiada e para conseguir a atenção de alguém em especial é capaz de até pisar em quem tentar lhe atrapalhar
Sempre consegue o que quer, mesmo que demore, mas infelizmente tende a andar com pessoas erradas e por isso sua vida é sempre cheia de brigas, discussões, onde ela diz sempre ter razão e se faz de vítima quando pensa que perdeu.
Começa sua vida sexual mutio cedo
Tem muitas e diferentes fantasias

Das amantes ela é a melhor
Se você tem em suas mãos uma criança que traz essa energia, informe-se mais, pois generosidade é a primeira palavra que ela aprendeu e gosta de usar.








     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                      → Obá

Obá é um orixá que raramente se manifesta e há pouco estudo sobre ela.
Obá é a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem – menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando ama.Obá temida, forte, energética. Divindade feminina, guerreira que às vezes é também citada como caçadora
As pessoas pertencentes a este Orixá são lutadoras, bravas, um tanto agressivas, o que as levam a serem pouco incompreendidas. Freqüentemente tendem a terem experiências infelizes e amargas. São ciumentas, pois são muito zelosas com tudo que lhe pertencem.mulher de forte temperamento, terrivelmente possessiva e carente.

Porém, pessoas de grande valor e dedicação. Tendem a alcançar seus ideais. Dedicadas e muitas vezes ingênuas, principalmente em relação ao amor e as amizades. 

Têm uma certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior.




    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 



                      → Ewá

Ewá é a divindade do canto, das coisas alegres e vivas. Dona de raro encanto e beleza, é considerada como a Rainha das mutações, das transformações orgânicas e inorgânicas. É o Orixá que transforma a água de seu estado liquido para o gasoso, gerando nuvens e chuvas.. Ela é o desabrochar de um botão de rosa; é a lagarta que se transforma em borboleta; é a água que vira gelo e o gelo que vira água;A força natural Ewá é ligada também à alegria, dividindo com Vungi (Ibeji) a regência daquilo que se chama ou se tem como feliz. Está presente nas coisas e nos momentos alegres, que têm vida





       - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 



                         → Nanã      

Senhora de muitos búzios, Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. O seu nome designa pessoas idosas e respeitáveis e, para os povos Jeje, da região do antigo Daomé, significa “mãe”
Nanã é o barro e o barro é a vida. Nana é a dona do axé por ser o orixá que dá a vida e a sobrevivência, a senhora dos ibás que permite o nascimento dos deuses e dos homens.
Nana, a mãe maior, é a luz que nos guia, o nosso quotidiano. Conhecer a própria vida e o próprio destino é conhecer Nana, pois os fundamentos dos orixás e do Candomblé estão ligados à vida. A nossa vida é o nosso orixá.
Os filhos de Nana são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento das suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar os seus afazeres; gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade




     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


                       → Yemanjá

Yemanjá é a filha de Olokum, Deusa dos Oceanos. Deusa da foz dos rios e quebra-mares é associada aos rios na África, assim como Oxum e Obá.  ciumenta, poderosa e atrante e quando invocada por quem realmente a conhece, propicia favores e ajudas inestimáveis.
Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparentes e vestem-se, de preferência, de azul-claro. Fazem-se oferendas de carneiro, pato e pratos preparados à base de milho branco, azeite, sal e cebola.
fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes, impetuosas e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias.   





       - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 



                      → Oxalá      

Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo. 
Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.
As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.




     - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -