segunda-feira, 5 de julho de 2010

Exu - Deus ou diabo ?

  Exu – Deus ou diabo?

Ele é visto como o diabo católico, que foi expulso de lá encontrando guarida nos terreiros do Brasil.

Dor, angústia, sofrimento, desespero, magoa, falsidade, má sorte, tristeza, calúnia, injúria, traição, infidelidade, mesquinhez, pobreza, avareza, suicídio, revolta, ira, vingança, ódio, desprezo... são os verdadeiros diabos, ou demônios que podem destruir a humanidade, e estão dentro de cada um de nós.

Nós devemos eliminar de nossas mentes e nossos ambientes todas as formas de energias que não são boas. Não macular a vida com essas energias criadas somente para destruir é o que devemos fazer.

Exu não é diabo, mas pode até ser algo nefasto se o ser que o cultua não tem muitos escrúpulos.

Exu é como a água, ele toma a forma do recipiente que o recebe.

Se entre o portão de sua casa e a porta principal existe um jardim e nele você plantar uma roseira de cor, perfume e beleza raras, contemple-a, por que ela cumpre o papel de alegrar, perfumar e embelezar sua casa, seu caminho e sua vida. Mas, se com todos os espinhos ela o fere toda vez que você passa, pense bem. Será que vale a pena?

Você não deve cultivá-la por vaidade. Se ela o fere, retire-a e replante em outro canto e em última análise, jogue-a fora, mas não cultive nada assim, por mais belo, cheiroso ou qualquer outro motivo. Não se permita ser ferido por alguém e ser complacente em nome da beleza ou de aparências.

Não se esqueça: para se conseguir ser bom, respeitado, feliz, próspero, etc... você terá de enfrentar um leão por dia, e a luta é árdua.

Para ter desavenças, problemas, miséria, etc... Você não precisa fazer esforço algum, é só desistir de você mesmo!

As pessoas que estão aí agora, fazendo parte de sua vida, são as pessoas escolhidas para ajudarem você nessa jornada e acredite, a nenhuma delas foi dado o dom e o poder de destruir você.

Se nesse momento você está se lembrando de alguém que te magoou, feriu, agrediu, etc... não cultive essa roseira, retire-a  do seu caminho. Reconheça nela suas virtudes ou qualidades, mas anule o culto à dor, ao sofrimento, às mágoas e aos ressentimentos. Aí estão os verdadeiros demônios. Se você os cultivar a tendência é aumentar. Se você replantar em outro canto, poderá conviver apenas com as qualidades dela.

Faça o que “Deus” faria e fez, através de Jesus Cristo. Ame e perdoe. Não pense que dar a outra face é se humilhar. Dar a outra face é se permitir, é recomeçar, para crescer.

Exu é isso, crescimento, evolução!


Extraído do livro: "Candomblé e Deus" a mistura fina, de Cevil Stoter

Texto publicado pelo jornal Alumiar na edição de julho de 2010
www.alumiar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário